1- Pax Dinamarquesa (País da Paz)!
Segundo o Índice de Paz Global (2), a Dinamarca é o segundo país mais pacífico do mundo. Ficando atrás apenas da Islândia. As pessoas apresentam um perfil muito amigável e respeitoso. Fato interessante é que na Segunda Guerra Mundial, quando foi ocupado pelos nazistas, recusou-se a lutar.
2- Desigualdade social praticamente inexistente.
A desigualdade social é a segunda menor do mundo, ou seja, não existe uma diferença extrema entre os ricos e pobres. Um exemplo disso, é que a própria família real leva suas crianças para a creche de bicicleta.(3)
3- Honestidade a mil!
Segundo o Índice de Percepção de Corrupção (2014) (4), ele lidera todos os países na questão honestidade. Com uma pontuação de 92 (em uma escala que vai de 0 a 100, sendo 0 o mais corrupto e 100 o mais limpo), é praticamente inexistente a corrupção. Isso faz com que as pessoas confiem muito mais uma nas outras.
4- Trabalho em primeiro lugar! Família também!
Com uma carga horária de 37 horas por semana, os dinamarqueses são muito beneficiados no equilíbrio entre o trabalho e a família(5). Percebe-se em sua tradição que não é costume deixar a vida pessoal de lado e tornar-se um obsessivo pelo trabalho. Eles tem isso muito bem equilibrado. Algo a mais para fazer com que sejam altamente desenvolvidos. Outro fato muito interessante é o problema que enfrentam: falta de trabalhadores sem qualificação, ou seja, a educação é extremamente valorizada.
5- Eleito o país mais feliz do mundo!
De acordo com o World Happiness Report, a Dinamarca ocupou o primeiro lugar de país mais feliz do mundo nas pesquisas entre 2013-2014(5). Levaram-se em consideração aspectos como perspectivas de vida, PIB per capita, percepção de corrupção, liberdade, entre outros. Enfim, pelos fatos acima que mencionei fica fácil entender porque esse povo é tão feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário