Aborda o comportamento daqueles ditos introvertidos e suas características. Fascinante como Susan Cain define a introversão e extroversão. Nunca havia entendido a fundo esses conceitos.
Através de uma linguagem simples, porém precisa, a autora nos revela como os introvertidos pensam e o porquê agem como tal. Para mim foi surpreendente entender que mesmo fazendo parte da minoria, pois sou introvertida, possuo também qualidades que influenciam positivamente muitos aspectos da minha vida, como: uma maior concentração e atenção, criatividade e observação mais apurada.
O livro menciona ainda o conceito atual do Ideal da Extroversão, o qual é o molde que a sociedade exige de nós. Assim, faz com que o introvertido se torne um ser não natural. Sentindo-se como um estranho, ele se vê obrigado a fingir uma personalidade que não tem, distanciando-se cada vez mais do seu real eu.
Enfim, recomendo essa leitura para aqueles que querem entender o porquê de ser introvertido e tirar de vez o peso que a maioria nos põe nas costas, exigindo que sejamos sociáveis e extrovertidos.
''Dizem que para sermos bem-sucedidos temos que ser ousados, que para sermos felizes
temos que ser sociáveis. Vemo-nos como uma nação de extrovertidos — o que significa
que perdemos de vista quem realmente somos.'' Susan Cain
Vídeo de sua palestra no TED:
Enjoy!
Se você leu esse livro qual a nota que dá de 0 a 5?
Se você leu esse livro qual a nota que dá de 0 a 5?
Sei muito bem o valor que uma pessoa introvertida tem, pois, apesar de fazer parte da maioria, me relaciono muito melhor com os mais "fechados". Além do mais, cada postura tem o seu preço e, para que consigamos pagar esse preço sem peso, optemos por ser quem realmente somos!
ResponderExcluir