quinta-feira, 28 de maio de 2015

Você convive com alguém agressivo?

jogosDiante das várias adversidades da vida e principalmente de conflitos pessoais uns agem de uma maneira mansa, enquanto outros explodem em um acesso de cólera e violência. Dessa forma, nos perguntamos: por que essas divergências de comportamento? Especialmente, por que alguns agem com tanta violência, seja ela verbal ou física?

Em diversos ambientes convivemos com essas pessoas, as quais diante de mínimos contratempos explodem de ira e agridem os outros ou objetos ao seu redor. Seja em ambientes escolares, no trabalho, e a maioria das vezes em nossas próprias casas. 

Esses indivíduos agressivos acreditam que estão demonstrando controle da situação e também domínio sobre o outro. Além disso, eles têm a ideia que agindo assim farão com que os outros façam o que querem. E, muitas vezes, por medo das ameaças e através da força física as vítimas desses abusos realmente o fazem. Contudo, tudo isso não passa de uma ilusão do próprio consciente dessas pessoas agressivas. Pois, se essas pessoas pudessem de alguma forma se ver de fora, veriam como parecem absolutamente sem controle.

Assim, faz-se necessário compreender esse tipo de comportamento como um sintoma de uma doença. Por isso, ao invés de retribuir com mais ódio, é preciso quebrar a corrente e entender que aquele que agride sofre por dentro; esse ato não é nada mais que um pedido de ajuda. 

Tal pedido pode ter como causa a falta de afeto ou o desespero por algum dia não ter tido controle diante de uma situação que os machucou muito. Isso acontece geralmente quando somos crianças e enfrentamos uma situação traumática ou sofrimento agudo. Não conseguimos resolver a situação e nos vemos como "impotentes". Por isso, criamos o mecanismo de agressividade, porque aparentemente nosso subconsciente entende que assim chamaremos a atenção do outro e resolveremos nossos conflitos internos. Mas, o que acontece é exatamente o contrário: nos distanciamos do nosso eu, do nosso equilíbrio.

Seja você ou alguém que está ao seu lado que passa por essa situação, nunca foi tão necessário esvaziarmos nossas mentes e realmente enxergar o nosso comportamento desequilibrado como um efeito de uma causa que precisa ser analisada sem julgamentos e pré-conceitos. 

Se este artigo foi útil para você deixe seu comentário!

Fonte da imagem:




2 comentários:

  1. Nossa, incrível essa reflexão. Mudou completamente minha forma de enxergar algumas pessoas agressivas com quem convivo. A agressividade está, de fato, relacionada a perda do controle situacional. Isso me fará pensar duas vezes a próxima vez que me deparar com alguma situação que me tire do sério. (Alena)

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente feliz por ter sido útil para vocês! É preciso deixar os padrões de pensamento da sociedade e analisar por outro aspecto essas situações. Quase nada é o que parece!

    ResponderExcluir