sábado, 6 de junho de 2015

10 coisas que descobri nos Estados Unidos

Ano passado, tive a grande oportunidade de ir para os Estados Unidos. Durante um mês fiquei em Massachusetts e me surpreendi com algumas coisas que praticamente não existem no Brasil. 

jogos


1- Você pode beber água da torneira

Embora alguns americanos comprem água em garrafa, a água que vem das torneiras é suficientemente potável para consumir. Fiz isso inúmeras vezes. E, em relação ao gosto é praticamente idêntico ao da garrafa.

2- É possível jogar papel higiênico no vaso sanitário

O sistema de encanamento americano suporta esse grande volume de papel sem prejuízos. Assim, você não encontrará grandes cestos de lixo ao lado dos vasos, apenas um pequeno lixeiro para outros fins.

3- Sorry é a palavra que mais ouvi nas ruas

É realmente interessante. Por qualquer motivo os americanos nos pedem desculpas. Seja por quase esbarrar em você, o que dificilmente acontece, ou por simplesmente cruzar seu caminho a uma longa distância.

4- Ninguém olha para a forma que você se veste

Vinda de uma cultura onde a aparência é fortemente cultuada, me choquei com a forma centrada e discreta dos americanos. Você pode vestir o que quiser (contanto que vista algo, claro), eles não olharão para você e rirão do que você usa. Nem muito menos tratarão você diferente por isso. É fantástico!

5- Ninguém vai na sua casa sem avisar

A não ser por uma emergência, você não verá um vizinho bater na sua porta de repente. O mais comum é que liguem antes e marquem o horário da visita.

6- Os carros param para que você atravesse

Pelo menos na minha experiência, todas as vezes que estava atravessando a rua sem semáforos, os carros paravam. Mas o que mais me surpreendeu foram carros parando mesmo com sinal verde. Senti-me honrada!

7- Atendentes de lojas perguntam sempre como você está

A princípio achei bastante estranho toda vez que chegava nas lojas e era recebida com um amigável: How are you doing today? Pensei até que deveria responder mais detalhadamente. Mas depois soube que é a forma de cumprimentar os clientes.

8- Em cidades menores as ruas são desertas

No dia que cheguei em Wakefield, uma cidade próxima de Boston, não vi uma única pessoa na rua. Sinceramente me senti na série The Walking Dead. Assustador...apenas folhas voando e silêncio. Muito silêncio. Descobri com o passar do tempo que praticamente todos têm carros. Por isso, não costumam andar a pé. Apenas nas cidades maiores vemos mais pessoas nas ruas.

9- É possível andar com o celular nas ruas

Sinceramente, essa descoberta foi a mais maravilhosa para mim. Pude usar o celular livremente nas ruas sem medo de ser roubada. Via pessoas até com Macbooks no metrô! Senti como se estivesse no paraíso ao usar meu GPS na rua. Inacreditável!

10- Americanos adoram se planejar

Um dos povos mais disciplinados que já conheci! Eles planejam todas as atividades do dia a dia e até do mês seguinte. É realmente incrível como conseguem fazer tantas coisas em apenas 24 horas. 


Bem, essas foram coisas que me chamaram muita atenção ao chegar nesse país. Se você também descobriu algo que queira compartilhar, deixe seus comentários abaixo.



Fonte da imagem: http://pixabay.com/pt/mapa-estados-unidos-da-am%C3%A9rica-163635/


9 comentários:

  1. 're seeing only when I told you it would be a good choice to live in another country ?, I meant it too.
    now I can assure you that in my city, here in the south of Minas Gerais items 01 and 06 happen for real, the rest do not.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Helio! I didn't know in Brazil there was some place that it would be
      OK to drink tap water, I'm surprised! Besides, I wish here in Pernambuco cars stopped more frequently for pedestrians to cross the street, as you said drivers do there in MG. The U.S is definitely a great place to know and perhaps live in.

      Excluir
    2. Bom dia Renata, por incrível que pareça, aqui no sul de minas as pessoas ainda conservam o bom costume do interior.
      eu morei boa parte da minha vida em São Paulo, e estranhei muito quando vim morar aqui em Três Corações.
      e muito comum em quase todas as cidades aqui terem o parque das águas minerais, inclusive água com gás, são varias fontes com vario teores gasosos, e o mais legal "grátis" (no parque)
      infelizmente não é em todos os lugares que a água mineral corre nas torneiras,mas vc pode tranquilamente abastecer a sua geladeira com água capitada direto na fonte, ou quando faz uma corridinha de manha, outra peculiaridade aqui são as mais diversas cachoeiras, ainda bem porque nós não temos prais né.
      nem tudo é perfeito!
      bye Renata.

      Excluir
  2. and speaking of the walking dead, I have all 6 seasons on my HD, yesterday I saw the 9th episode of Season 6, I have so much fun with this gang!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I just loved this series as well! I have to watch the 6th season, which I still didn't have time to watch yet.

      Excluir
    2. you will like the 6th season, it is very good!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir